Os alunos foram ao teatro. Uma experiência muito rica. Viagem calma. Edifício acolhedor, funcional, enfim, uma boa sala de espectáculos - Teatro de Campo Alegre! Um "staff" organizado e calmo.
A peça começou a horas, início marcado pela escuridão e pela gritaria habitual dos adolescentes que coloca em sentido qualquer encenador que arrisca trabalhar com estas idades. Mas neste desafio todos ganharam! A explicação inicial resultou muito bem pelo texto (informativo), pela tecnologia e pela interacção das personagens. Não faltou aqui o cómico de situação, de linguagem e de carácter. O cenário, a luz, o som, a música, apenas o necessário, espartano, mas sujeitos a um dinamismo muito cativante e criativo. O guarda-roupa e os adereços estiveram à altura das personagens recriadas. A adaptação do texto e as soluções encontradas para passagens mais difíceis de entender revelaram cuidado e sensibilidade. Penso, contudo, que a personagem do Anjo poderia ser mais trabalhada, dando-lhe mais presença e mais sobriedade.
Atrevo-me a dizer que foi a melhor encenação a que assisti. Parabéns ao António Feio e a toda a equipa que continua a levar a cena este trabalho.
Da opinião dos alunos darei conta em próxima oportunidade.
Autoria do Projecto
criado e desenvolvido por
Cultural Kids
Direcção Artística
Cristina Basto
Direcção Técnica
João Paulo Xavier
Público alvo
9º Ano de EscolaridadeDuração
aproximadamente 70 minutos.
Classificação etária
Maiores de 12 anos
Teatro
Autor Original
Gil Vicente
Adaptação
Patrícia Castanheira
Encenação
António Feio
Música
Alexandre Manaia
Cenografia, Figurinos e Adereços
Cristina Basto
Desenho de Luz
João Paulo Xavier
Execução de Cenografia e Adereços
Thomas Carrel
Caracterização
Pessoa Júnior